Bem Vindo ao Espaço Più Vita.

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Sabe aquela fome avassaladora que vem à noite?

Pode ser culpa do seu dia alimentar. Quando pergunto o que você comeu no lanche da tarde e a resposta é uma barrinha de cereais ou uma fruta…

Essas opções não sustentam o nosso corpo e pode ter certeza que a ansiedade e a fome virão com força total mais tarde. A vontade ou a compulsão alimentar noturna está relacionada com muitos fatores como estresse, ciclo menstrual, modulação hormonal e falta de planejamento de sua alimentação diária, ou seja, falta de organização com suas refeições. Ficar com muita fome em torno das 22:00hs quer dizer que o seu jantar ou mesmo as refeições anteriores não estavam adequadas à você. A noite temos um gene PPARG super-estimulado e nesse horário deveríamos ter refeições mais leves. Coma comida de verdade, existem tantas opções como os tubérculos ( cará-inhame-mandioquinha-batata doce ),preparações com grão de bico, proteínas como ovos, atum, sardinha, oleaginosas como castanha do pará, amêndoas, nozes, macadâmias, avelãs, frutas como abacate, morangos orgânicos , coco , são de baixa carga glicêmica, poderá adicionar nas frutas de maior carga glicêmica como maçã, mamão, banana os  farelo de aveia ou flocos de amaranto ou  quinoa ou canela em pó. Enfim, boas opções e com sabores deliciosos não faltam. O planejamento é o segredo, visualize o dia seguinte, prepare ou escolha seus alimentos, leve-os com você, não conte com a sorte de encontrar algo saudável em algum lugar. Há pessoas que tem o privilegio de fazer seu jatar em torno das 19:00h, se você é uma dessas, aproveite. Alguns genes envolvidos com o aumento da gordura corporal (PPARG) são estimulados após as 20:00h, por isso não é hora de fazer refeições pesadas e recomendo o uso de chás calmantes para ajudar no sono. Às vezes nos preocupamos com tantas coisas, fazer exercícios extenuantes, contar calorias, etc., e não nos preocupamos com uma boa noite de sono. Se você me perguntasse agora qual o primeiro passo para um estilo de vida saudável, perda de peso e prevenção de doenças, com certeza diria durma cedo e tenha um sono revigorante.

 

Wânia Monteiro é nutricionista na Più Vita