Bem-Vindo ao Espaço Più Vita

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Contato: (65) 3056-7800 / (65) 9 9321-6577 / (65) 9 9800-8839

O envelhecimento é um fenômeno biológico, psicológico e social que atinge o ser humano, modificando sua relação com o tempo e seu relacionamento com o mundo e com sua própria história. Com o passar dos anos e o avanço da idade, pode ocorrer redução de algumas habilidades, entre elas, a perda auditiva.

Essa perda auditiva, adquirida com a idade, ou também chamada de presbiacusia, normalmente não é percebida em seu estágio inicial, pois ela é lenta e gradativa. Estando um pouco mais avançada, na qual a discriminação auditiva já foi prejudicada, sua existência passa a ser mais notada, pois o idoso aos poucos começa a isolar-se, já que apresenta dificuldades em participar de conversas ou inibe-se em pedir que as pessoas repitam o que falaram, sentindo-se como um transtorno para elas.

Isso ocorre em função da audição ser uma das vias principais para a comunicação oral, e estando o canal prejudicado, a tendência é que a dificuldade vá aumentando.

O respeito ao idoso, a confiança mútua e a valorização da pessoa irão reduzir as consequências psicossociais geradas pela deficiência auditiva, fazendo o idoso levar uma vida mais ativa, produtiva e, por consequência, bem mais feliz.

Com o objetivo principal de prevenir, avaliar, orientar e proporcionar ao indivíduo que apresenta perda auditiva, seja fisiológica ou patológica de diferentes graus, uma melhor qualidade de vida, a fonoaudióloga do Núcleo de Saúde Auditiva do Espaço Più Vita desenvolve um programa voltado a reintroduzir o indivíduo em seu convívio social e aumentar sua autoestima pela melhora desse sensório.

Responder

Seu email não será publicado.

*
*